Uma Estação Espacial é uma estrutura artificial concebida para a permanência humana no espaço. A distinção entre uma estação espacial e uma nave espacial reside na ausência de sistemas de propulsão ou de aterragem — em vez disso, são necessários outros veículos para transportes de e para a estação.
As estações espaciais são desenhadas para suportar a vida em órbita a médio prazo, por períodos de semanas, meses, ou mesmo anos.
As estações espaciais são utilizadas para estudar os efeitos no corpo humano de longos períodos de permanência no espaço, bem como para proporcionar melhores plataformas para investigação científica, comparativamente a outros veículos espaciais.
A expressão "estação espacial" foi cunhada pelo alemão Hermann Oberth em 1923 para descrever uma estrutura que serviria como ponto de partida para viagens a Lua e Marte.
Estações espaciais do passado e atuais:
Programa Salyut: Salyut 1, Salyut 4, Salyut 6 e Salyut 7
Programa Almaz: Salyut 2, Salyut 3 e Salyut 5
Skylab
MIR
Mir foi uma estação espacial soviética (e, mais tarde, russa). Foi a primeira estação de pesquisa científica habitada permanentemente e a longo prazo no espaço. Depois de várias colaborações conjuntas se tornou internacional, permitindo a acessibilidade a cosmonautas e astronautas de diferentes países.
ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL (ISS)
A Estação Espacial Internacional (ISS) é a maior e mais moderna estrutura já montada pelo homem no espaço. Com 109 metros de largura, 73 metros de comprimento, 20 metros de altura e cerca de 450 mil kg, serve como plataforma para missões e como laboratório para experimentos espaciais.
Comentários
Postar um comentário