Praticamente toda informação que obtemos do universo depende da luz que chega até nossos olhos. Mais alguns comprimentos de onda luminosa são bloqueados pela nossa atmosfera, desta forma perdemos muitas informações relevantes para o avanço desta ciência. A solução para este problema é enviarmos telescópios para o espaço, onde não haverá interferência atmosféricas.
A seguir, falaremos um pouco dos principais telescópios espaciais que enviamos ao espaço até então.Em funcionamento desde 1990, ele merece o lugar no topo da lista. O Hubble foi o primeiro dos grandes telescópios a ser construídos pela Nasa. Durante suas observações o Hubble ajudou a esclarecer alguns mistérios astronômicos: a escala do espaço, o ciclo de vida das estrelas, buracos negros e a formação das primeiras galáxias.
TELESCÓPIO FERMI
O Fermi “trabalha” com a mais extrema forma de energia no cosmos: os raios gama. Esse tipo de raios podem revelar alguns dos mais energéticos eventos no espaço, incluindo pulsares, energia escura e buracos negros.
TELESCÓPIO GAIA
Gaia irá criar um mapa tridimensional extremamente preciso de estrelas ao longo da nossa Via Láctea e galáxias além, e mapear seus movimentos que codificam a origem e a evolução subsequente da Via Láctea.
TELESCÓPIO KEPLER
Lançado em 2009, um telescópio “caçador de planetas” da Nasa que busca especificamente outros planetas que tenham características parecidas com a Terra. Para isso o Kepler busca variações características na luz de estrelas que indicam que há planetas orbitando-as. Os astrônomos esperam que ele encontre planetas cuja temperatura possibilite a existência de água líquida. Até então ele já descobriu mais de 1200 planetas fora do Sistema Solar..
Comentários
Postar um comentário