Supondo que um peso de 100 N esteja sendo sustentado por uma pessoa através de uma uma roldana fixa. A roldana fixa torna mais cômoda a tarefa de sustentar ou elevar o corpo. Porém, é fácil verificar que uma pessoa deverá exercer uma força F igual ao peso do corpo suspenso, para equilibrá-lo no ar.
Já quando um corpo de peso T preso no eixo de uma roldana móvel, isto é, uma roldana que pode se mover para cima e para baixo. Observe que uma força F fornecida pela pessoa é igual a uma outra força também F fornecida pelo suporte fixo. Logo, concluímos, nesse caso, que que F = T/2.Quando se deseja elevar um peso muito grande P, costuma-se usar uma associação de roldanas. Como mostra a figura abaixo.
Observe que, pelo que aprendemos logo acima, a força T4 = P/2; que a força T3 = T4/2, ou seja, T3 = P/4; que a força T2 = T3/2, isto é, T2 = P/8; e, finalmente, por se tratar de uma roldana fixa T1 = T2 = P/8. Logo, através de uma associação de três roldanas moveis, para levantar o peso do corpo P, precisará de uma força equivalente um oitavo desse peso. Logo temos a seguinte formula:
Onde n é o número de roldanas móveis.
Comentários
Postar um comentário