JERITZA GURGEL
O Dia Internacional da Mulher é uma data adotada pela Organização das Nações Unidas como marco da celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos.
A marca histórica foi trágica. Em março de 1911, nos Estados Unidos, um grupo de mulheres reivindicaram igualdade de condições de trabalho e de salário como a dos homens. Resultado: 130 mulheres trabalhadoras foram presas na fábrica e queimadas vivas! Como essa, muitas histórias de lutas, batalhas, sofrimentos e conquistas permearam o trilhar de êxito das mulheres.
No Brasil, somente na Constituição de 1988, que marca o início da redemocratização do País, foi que Jaqueline Pitanguy, presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, entregou ao presidente da Assembleia Nacional da Constituinte a "Carta das Mulheres Brasileiras" com as principais reivindicações dos movimentos de mulheres pelo Brasil. As mulheres conseguiram ter contemplados 80% do que foi proposto na Carta, conquistas como: ampliação dos direitos civis, sociais e econômicos, igualdade de direitos e responsabilidades na família, a definição do princípio da não discriminação por sexo e raça-etnia, a proibição da discriminação da mulher no mercado de trabalho e o estabelecimento de direitos no campo da reprodução.
Agora, pasme! Sabe qual foi a principal vitória e que ganhou “status” de cláusula pétrea (aquela não pode ser modificada de jeito nenhum)? Igualdade jurídica entre homens e mulheres:
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
De lá para cá, a luta tem sido árdua, mas conquistada.
As mulheres vêm mostrando que sabem bem o lugar que querem ocupar no mundo e que são capazes de se adaptarem às condições e às circunstâncias que são fundamentais para o novo momento que se apresenta.
É por isso, que o mundo atual é feminino.
Ou você ainda não notou isso?
Comentários
Postar um comentário