A corrida espacial foi uma competição de tecnologia espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética, ocorrida entre os anos de 1957 e 1975 durante a Guerra Fria.
O PROGRAMA ESPACIAL SOVIÉTICO
O programa espacial soviético foi o primeiro a ser desenvolvido no mundo e durante um largo período, foi o mais bem sucedido, estando durante anos um passo a frente dos seus rivais. Sua força era utilizada como bandeira de propaganda da ideologia socialista e a necessidade de contraposição deu grande incentivo para que os EUA desenvolvessem seu próprio programa.
Iniciou-se na extinta União Soviética ainda nos anos 1930 como desenvolvimento na capacidade e potência de seus foguetes, seguindo de forma constante até 1991, com a dissolução do país. Desenvolveu-se bastante após os anos 40, com a inclusão de cientistas alemães após a segunda guerra mundial.
O programa foi o responsável pelo desenvolvimento de avanços tecnológicos que só foram alcançados por seus rivais anos depois.
a) Primeiro míssil balístico intercontinental (1957).
b) Primeiro satélite: Sputnik 1 (1957).
c) Primeiro animal no espaço: a cadela Laika a bordo do Sputnik 2 (a bichinha morreu no experimento) (1957).
d) Primeiro ser humano no espaço e a orbitar a Terra: cosmonauta Yuri Gagarin, a bordo da Vostok 1 (1961)
e) Primeira mulher no espaço e a orbitar a Terra: cosmonauta Valentina Tereshkova, a bordo da Vostok 6
f) Primeira caminhada no espaço: cosmonauta Alexey Leonov.
g) Primeira sonda a ser enviada à lua: Luna 2, que foi destruída com o impacto (1952).
h) Primeira imagem do lado oculto da lua: sonda Luna 3 (1959).
i) Primeira sonda a conseguir pousar na lua: sonda Luna 9 (1966).
j) Primeira sonda não tripulada interplanetária: sonda Luna 16 enviada a Lua e que trouxe amostra de solo lunar (1970).
l) Primeira estação espacial: a MIR (1986, tendo sido retirada de órbita em 2001).
O PROGRAMA ESPACIAL AMERICANO
Programa espacial estadunidense ou Programa espacial dos Estados Unidos da América designa o programa de exploração espacial executado pelos EUA, que inclui o desenvolvimento e uso de foguetes, espaçonaves, satélites de comunicação, meteorológicos, espiões e sondas interplanetárias. Constitui dentre os programas espaciais existentes, aquele com o maior orçamento do mundo.
O atraso inicial do programa espacial dos EUA pode ser atribuído a um erro estratégico de investir inicialmente nos lançadores Vanguard, mais complexos e menos confiáveis que os lançadores Redstone (baseado nas antigas V-2 alemãs).
Isto acarretou que a capacidade de lançamento estadunidense era de 5 kg no momento em que a Sputnik 1, de 84 kg mas com capacidade de 500 kg, fora recém lançada pela URSS.
Mesmo assim, apenas quatro meses após o lançamento da Sputnik 1, os EUA responderam com seu primeiro satélite, o Explorer I, em 31 de janeiro de 1958, e logo depois com as Vanguard I, II e III.
CRIAÇÃO DA NASA
Com a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, os EUA e a URSS capturaram a maioria dos engenheiros que trabalharam no desenvolvimento da V-2 (veja também Operação Paperclip). Logo os EUA estariam lançando seus primeiros foguetes Bumper, baseados nas V-2.
Em julho de 1958 é criada a agência espacial dos EUA, Nasa, responsável por coordenar todo o esforço estadunidense de exploração espacial e administrar o programa espacial dos EUA.
Rapidamente os EUA enviaram diversos satélites artificiais e sondas para explorar outros planetas. Por volta da metade da década de 1960 os EUA haviam lançado tantos satélites meteorológicos, de comunicações e espiões, que seria impossível relacioná-los todos em pouco espaço. Assim, destacamos a sonda Mariner 2, que pousou em Vênus em 1962, os 16 satélites Explorers e os 38 satélites de reconhecimento Discoverer.
PRINCIPAIS PROGRAMAS DA NASA
Os principais programas espaciais americanos foram: Mercury, Gemini e Apollo.
MERCURY
Os vôos tripulados do programa espacial dos EUA iniciaram com o Projeto Mercury, baseado em uma nave com capacidade para um astronauta e manobras em órbita da Terra.
GEMINI
O segundo projeto tripulado da Nasa foi o Projeto Gemini, que consistia em uma nave com capacidade para dois astronautas e manobras em órbita da Terra.
Os principais objetivos das missões Gemini eram testar a acoplagem em órbita e atividades extra-veiculares, duas habilidades consideradas necessárias para o pouso na Lua.
O lançador usado no Projeto Gemini foi o foguete Atlas. O Projeto Gemini também usou o estágio Agena, um veículo para treinamento de rendez-vous e acoplamento.
APOLLO
O terceiro projeto tripulado da Nasa foi o Projeto Apollo. Este projeto envolveu um fantástico esforço de US$ 20 bilhões, 20.000 companhias que desenvolveram/fabricaram componentes e peças, e 300.000 trabalhadores.
Seis missões Apollo pousaram na Lua (no total de doze astronautas que caminharam na Lua). As missões tripuladas do Projeto Apollo foram:
- Apollo 7 (Walter Schirra, Donn Eisele e Walter Cunningham) - decolagem em 11 de outubro de 1968 - primeira missão Apollo tripulada
- Apollo 8 (Frank Borman, James Lovell e William Anders) - dezembro de 1968 - orbitou a Lua na noite de Natal
- Apollo 9 (James McDivitt, David Scott e Russell Schweikart) - março de 1969 - testes do Módulo Lunar em órbita da Terra
- Apollo 10 (Tom Stafford, John Young e Eugene Cernan) - maio de 1969 - testes em órbita da Lua
- Apollo 11 (Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin "Buzz" Aldrin) decolagem em 16 de julho de 1969, pouso na Lua em 20 de julho de 1969, retorno a Terra em 24 de julho de 1969 - primeiros homens a caminhar na Lua.
Comentários
Postar um comentário