As aulas de Física são, muitas vezes, ministradas pelos professores de forma estritamente teórica, enfatizando somente conceitos e memorização de leis através de cálculos, fazendo com que o aluno não se sinta parte do processo de ensino.
As aulas de Física experimental têm como objetivo implementar ações que melhorem o interesse dos estudantes pela disciplina e mostrem as possibilidades de utilizar essas aulas como incentivo para raciocinar, para compreender as causas e os efeitos que ocorrem na natureza e no nosso cotidiano. Essa prática, a da experimentação, pode auxiliar na observação, na paciência e na curiosidade, fazendo parte de uma dimensão que ultrapassa a sala de aula. A partir dela, é possível dizer que, ao praticarmos a observação e o trabalho em equipe, podemos promover a formação de cidadão, uma vez que começamos a entender a vida que nos rodeia e a importância da busca do entendimento coletivo em relação aos fenômenos observados.
A prática em laboratório é fundamental no processo de entendimento da Física como ciência, já que, além de cumprir o conteúdo previsto, forma indivíduos críticos e sensíveis, tornando-os cidadãos ativos e participantes, efetivamente agentes de transformação. Os conteúdos são assimilados de forma significativa quando relacionada a outras ideias e conceitos, ficando evidente para o aluno. Essa prática, inclusive, auxilia na busca de outros conhecimentos. Dessa forma, podemos observar a importância da interação prática e teórica no ensino de Física.
Para se aprender algo novo, é necessário partir daquilo que se já sabe.
Quando tal conteúdo é abordado de maneira pratica, através de uma experiência, passa-se a ver tal assunto de uma maneira mais clara, muitas vezes, relacionando com fenômenos presentes no seu dia a dia ou na natureza, por exemplo. Tal percepção é de grande importância, pois é através dela que barreiras são quebradas, expandindo a visão.
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