Voltímetro

Tensão é a diferença de energia potencial elétrica entre dois pontos, sendo sua unidade volts (V). Temos dois tipos de tensões, contínua e alternada, que representamos respectivamente por VDC e VAC.

A tensão contínua é aquela que não muda de polaridade com o tempo, isto é, apresenta um pólo sempre positivo e o outro sempre negativo. Como exemplo de tensão contínua temos a tensão fornecidas por pilhas, por baterias e por algumas fontes para aparelhos eletrodomésticos. Já a tensão da rede elétrica das casas é alternada, variando entre positiva e negativa, cerca de 60 vezes por segundo (60Hz).


CUIDADOS AO MEDIR COM O VOLTÍMETRO

a)       Para medir uma tensão, você deve escolher antes de tudo uma escala apropriada. Se você desconhece a ordem de grandeza da tensão a ser medida, escolha inicialmente a maior escala (para não danificar o aparelho). Se for necessário diminua a escala para a mais apropriada.

b)       As pontas de prova do voltímetro devem ser ligadas em PARALELO com o componente que se deseja medir a tensão. 

c)       Se a tensão for CONTÍNUA, o seletor deve ser colocado em uma das escalas de tensão contínua (indicada pelo traço contínuo sublinhado por três tracinhos). Se a tensão for ALTERNADA, o seletor deve ser colocado em uma das escalas de tensão alternada (indicada pelo símbolo ~ ).

Comentários