Há relatos de que o mais primitivo ser humano se interessou em observar os fenômenos que ocorriam à sua volta, bem como em tentar compreendê-los. Ele sempre se mostrou fascinado com os astros que circundam nossos céus à noite e principalmente com o astro principal do nosso sistema, que oculta à visibilidade de todos os outros ao aparecer no horizonte, o Sol.
Os portugueses influenciaram bastante no ensino de astronomia no Brasil. Isso ocorreu pela importância dos conhecimentos astronômicos na navegação, já que o GPS só surgiu em meados do século XX, logo os marinheiros necessitavam conhecer o mapa celeste para se localizar no oceano.
O primeiro curso de graduação em Astronomia do Brasil foi criado em 1958, na antiga Universidade do Brasil. Atualmente existe uma gama de instituições que ofertam formação profissional em astronomia nas modalidades de graduação,mestrado e doutorado. Entre elas podemos citar: O Observatório Nacional (Rio de Janeiro); o Observatório de Valongo pertencente a Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ); o Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) pertencente a Universidade se São Paulo (USP); a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Atualmente, no que se refere aos cursos de licenciatura, a disciplina de astronomia deve estar presente como opcional nos cursos de Física, Biologia e Geografia.
Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de1996, a Astronomia deve estar presente essencialmente na disciplina de Ciências do 7º ano do ensino fundamental, conforme indicam os Parâmetros Curriculares Nacionais. Ela também deve ser trabalhada na disciplina de Física do 1º ano do ensino médio
Por ser uma disciplina apenas optativa e por não ser ofertada em todas as instituições, muitos licenciados se graduam sem ela em seu currículo. Logo, não se sentem aptos a lecionar aulas sobre este tema, e acabam não trabalhando isto com os alunos
Infelizmente, desta forma, o professor perde muitas oportunidades de despertar o interesse dos alunos em ciências, pois na astronomia encontram-se bons exemplos para a maioria dos conteúdos estudados. Na disciplina de Física por exemplo, podemos citar: Em dinâmica, o professor pode trabalhar com o exemplo da atração entre o Sol e a Terra para explicar a Lei da Gravitação Universal ou falar da força centrípeta; Em termologia ele pode explicar o processo de fusão dos elementos que ocorre no interior do Sol; Em eletromagnetismo, pode-se abordar o campo magnético da Terra que nos protege das rajadas solares; Em óptica, pode se relacionar a temperatura de uma estrela com sua cor.
Comentários
Postar um comentário